sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos. " *



"Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminação/discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito

*Jean Jacques Rousseau

Uma das piores formas de preconceito é o preconceito velado.
Puxo a sardinha pro meu lado ao dizer que pensar e enfrentar o preconceito é um ato de todo dia.
Um educador sabe disso.
O mais lento, o apressado demais, o viajante, o nervosinho, o tímido, o tagarela, o pretobrancoamerelo, o melequento, o certinho... o HUMANO, somos todos humanos!!
HU
MA
NOS!!

E é graças a essa humanidade que eu te perdôo pelo seu vacilo de líder que teve uma atitude preconceituosa e discriminatória. Não sou melhor que você, mas sei que é entendendo e aprendendo com as diferenças que evoluímos.
Tem dias que dou três passos à frente, dias que dou só meio e tem dias que dou 20 pra trás. Mas tenho consciência e faço dessa troca - entre diferenças e afinidades - a minha vida.

Ontem você deu 10 passos para trás comigo. Fiquei triste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário